Cuidados com seu piano:
Ambientação:
Pianos necessitam de ventilação adequada. Sua melhor localização é a cerca de 10 cm de uma parede interna ou no centro do ambiente.
O móvel deve ser protegido da luz solar direta.
Pianos devem ficar distantes de fontes de calor, como aquecedores, lareiras, etc. Calor excessivo danifica o móvel e as partes internas.
Pianos são compostos por materiais sensíveis à umidade (feltros, tecidos, couro,componentes de Madeira,pivôs e outros componentes metálicos). Se ela for excessiva, pode danificar o instrumento.
Objetos colocados sobre o piano causam vibrações indesejáveis.
Qualquer líquido contendo álcool, inseticidas, aerosóis, tintas, cosméticos, produtos plásticos, vinílicos e à base de petróleo são prejudiciais ao piano.
Limpeza
Externa:
Use apenas flanela umedecida com água, seguida de flanela seca e macia.
Interna:
A limpeza interna do piano deve ser feita por um técnico especializado para que não haja danificação do mecanismo ou alterações na regulagem.
Teclado:
Use flanela macia e seca. Se estiver muito sujo, use a flanela embebida em solução de água e sabão neutro, bem torcida. Não use álcool ou produtos químicos.
Proteja o piano contra insetos e roedores.
Afinação:
Em uso normal, a afinação deverá ser efetua a cada seis meses. Em uso intenso, como em escolas, teatros, restaurantes e clubes, é recomendável mais vezes.
Quando o piano for submetido a um transporte ou movimentação excessiva, ficará levemente desafinado.
A afinação periódica é importante para evitar queda de tons, fato este que quando ocorre gera custos adicionais.